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Dúvidas Frequentes

Tire as suas principais dúvidas sobre o consórcio Itaú.

  • o que são assembléias?

    Todo mês é feita uma reunião chamada Assembléia. Ela acontece virtualmente, ou seja, você não precisa ir para algum lugar para participar. É nela que alguns membros do grupo são escolhidos, por sorteio ou lance, para receber a carta de crédito e comprar a casa que estavam buscando. Para saber a data e os resultados da assembleia do seu grupo basta consultar o menu do Consórcio no Itaú na Internet.

  • o que é e como faço um lance?

    É uma oferta que você pode fazer para tentar antecipar o uso da carta de crédito e comprar sua casa. O lance ganhador é o de maior percentual em relação ao valor do bem mais as taxas. Você só consegue fazer a oferta até às 20h do dia útil anterior ao da assembleia, ok?

    Com recursos próprios: tem algum dinheiro guardado? Você pode ofertar ele como um lance. Caso o seu lance seja vencedor, você terá até 5 dias úteis, a contar da data da contemplação, para realizar o pagamento.

    Com parte da carta: você pode oferecer até 30% do valor da carta de crédito. O valor ofertado, caso você seja contemplado, será abatido do total da carta.

    Com recursos do FGTS (apenas para carta de imóvel): você pode usar seu FGTS para dar um lance e tentar adiantar sua carta de crédito. Para utilizar esse recurso você precisa estar de acordo com as regras da Caixa Econômica Federal. Lembre-se: caso o seu lance não seja pago por conta de insuficiência de recursos do FGTS, sua contemplação será cancelada.

    Para fazer um lance

    Você pode dar um lance para tentar antecipar a sua carta de crédito acessando o menu do consórcio. Aí, você clica em “consultar”, procura por “Lance” e seleciona “Solicitar ou substituir lance”. Depois, é só seguir as orientações e finalizar.

  • o que estou pagando com as parcelas do consórcio?

    As parcelas servem para pagar o valor da casa que você quer comprar.

    O valor das parcelas é composto pelo seguinte:

    - Fundo comum: é o valor usado para comprar a casa.

    - Fundo reserva: Valor que servirá para o pagamento de despesas imprevistas, como inadimplência ou cancelamento de alguns clientes. Caso não seja utilizado, esse valor será devolvido no encerramento do grupo. Esse fundo garante a segurança do grupo, ou seja, que ao menos uma pessoa por mês consiga comprar a casa que deseja.

    - Taxa de administração: é o valor pago para que a administradora de consorcio faça a gestão dos grupos, assembleias, contemplações.

    - Seguro (opcional): Se você quiser, pode contratar um seguro prestamista que quita as parcelas restantes no caso de morte ou invalidez permanente total por acidente. Ao escolher esta opção, o valor do seguro entra na composição das parcelas.

  • o que acontece quando o grupo termina?

    Assim que o grupo chega ao fim, o dinheiro que sobra no fundo reserva é distribuído entre os membros ativos. O depósito é feito na conta corrente de sua titularidade indicada no momento da contratação.

    Por isso é muito importante garantir que seus dados bancários e cadastrais estejam sempre atualizados. Para fazer isso basta entrar em contato com a Central de Atendimento em 4004 4828 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 970 4828 (outras localidades). Você também pode alterar a conta para depósito no Itaú na Internet.

  • o valor que eu pago nas parcelas de consórcio pode mudar?

    Para garantir o seu poder compra, as parcelas do consórcio são ajustadas de acordo com o valor de mercado da casa que você quer comprar.

    Nas cartas de imóvel, esse ajuste acontece uma vez por ano, com base no INCC (Índice Nacional de Custo de Construção).

  • como posso cancelar um consórcio?

    Antes de cancelar seu consórcio você pode analisar se alguma das nossas alternativas são mais interessantes. Você pode fazer a Cessão da cota, que é vender para uma outra pessoa que tenha interesse ou reduzir o valor da carta. Você pode fazer isso pela Central de Atendimento

    Mas se você desistiu do Consórcio pode cancelar acessando o menu do consórcio. Aí, você clica em “consultar”, procura por “Simular e contratar” e seleciona “Cancelar consórcio”. Depois, é só preencher o formulário com as suas informações e enviar. Dentro de alguns dias, os nossos atendentes vão entrar em contato com você para confirmar o cancelamento.

    Se preferir, você também pode ligar para a nossa central de atendimento no número 4004 4828 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 970 4828 (outras localidades) e pedir o cancelamento por lá.

    Se você desistiu do consórcio ou foi excluído, você receberá um percentual do valor do fundo comum pago com desconto de 15% referente à multa de rescisão. Ao invés de cancelar você pode vender sua cota para outra pessoa. Este processo se chama Cessão.

  • cancelei o meu consórcio, como recebo o dinheiro que paguei de volta?

    Se você saiu do seu grupo de consórcio antes dele chegar ao fim, você receberá um percentual do fundo comum pago sobre o valor do bem atualizado, descontado o valor da multa. Você pode receber esse valor por meio dos sorteios mensais de desistentes do consórcio ou após o encerramento do seu grupo. O valor será depositado na conta corrente de sua titularidade indicada no momento da contratação. Se você se arrependeu de cancelar, pode reativar sua cota após um ano e os valores do período não pago serão recalculados nas parcelas restantes.

  • fui sorteado ou ganhei um lance no consórcio, e agora?

    Você receberá uma carta e um e-mail avisando sobre a contemplação. Se você foi contemplado por lance vamos mandar também um telegrama pois é necessário pagar o lance em até 5 dias úteis para que a contemplação seja mantida.

    Nessa etapa você passará por uma nova análise de crédito e deve realizar o pagamento da tarifa para os serviços de faturamento de veículos (clique para consultar a Tabela Geral de Tarifas)

    Após o preenchimento e envio dos documentos necessários, caso esteja tudo certo, o pagamento é liberado.

Utilize o Tele-Vendas para comprar On-Line - Ligue: 0800 770 2221